Coisas que você não fez



Às vésperas do meu aniversário, resolvi fazer um balanço da minha vida. Acho que todos costumam fazer esse tipo de coisa no final do ano, mas se eu nasci nesse mês.... meu ano novo é agora!

Tenho certos pensamentos muito loucos, as coisas que o Woody Allen brota em minha cabeça, ah véi safado! Semana passada estava lendo sobre a Índia e seus costumes e comecei a abstrair sobre o tema. Normalmente as meninas são prometidas a homens escolhidos por suas famílias, castas, o que for. E, eu me questionei sobre a funcionalidade disso e sua classificação entre justo e injusto. As vezes eu entendo porque deveríamos casar com uma pessoa até que a morte nos separe, seria fácil evitar certas tragédias e corações partidos. Eu não me sinto no direito de partir o coração de ninguém, nem o direito de magoar alguém, muito menos espatifar sua vida em pedaços. Por outro lado, o que ocorre com pessoas que casam cedo e não passam por muitas experiências como: conhecer muitas pessoas, sair, aprontar, cair, levantar e aprender a distinguir o certo do “eu quero”? Eu já vivi tanta coisa, passei por tantas experiências, conheci homens e mulheres, sai com homens e mulheres, raciocino como homens e mulheres, como homens e mulheres. E agora eu me questiono sobre qual é o próximo step?

Eu espero profundamente sempre ter a capacidade de tratar todas as pessoas com amor e respeito.. ou melhor! Tratá-las como eu gostaria de ser tratada, cuidar como eu gostaria de ser cuidada e , principalmente, compreender e perdoar como se eu fosse a vítima. Apesar de ser fácil dizer “Eu me coloco no seu lugar”, é muito difícil entender e agir dessa forma. É praticamente uma filosofia de vida com todos os níveis e faixas de dificuldades que se possa imaginar. Espero que meu próximo step seja algo bem incentivador que me empurre para o sucesso pessoal.

Deixo aqui o texto que li na 6ª série quando minha querida professora de literatura respondeu meu email com um texto retirando de um livro que muito me estima “Vivendo, amando e aprendendo”. Vale ressaltar que o texto não é do autor “Leo Buscaglia” e sim, de uma anônima cujo teto ele encontrou. Espero que ele desperte algo em você, como despertou em mim.


Coisas que você não fez


"Lembra-se do dia em que tomeis emprestado o seu carro novo em folha e o amassei?

Pensei que você me mataria, mas você não me matou.

E lembra-se da vez em que o arrastei para a praia e você disse que ia chover, e choveu?

Pensei que ia dizer "Eu não disse?" Mas você não disse.

Lembra-se da vez em que namorei todos os caras para lhe fazer ciúmes, e consegui?

Pensei que você me largasse, mas você não largou.

Lembra-se da vez em que derramei torta de morangos em cima do tapete do seu carro?

Pensei que fosse me bater, mas você não bateu.

E lembra-se da vez em que me esqueci de lhe avisar que a festa era a rigor, e você apareceu de jeans?

Pensei que fosse me largar, mas não largou.

É, houve uma porção de coisas que você não fez.

Mas me agüentou, e me amou, e me protegeu.

Havia muitas coisas que eu queria lhe retribuir quando você voltasse do Vietnã.

Mas você não voltou."

Anônimo.

2 Response to "Coisas que você não fez"

  1. A! says:
    17 de setembro de 2009 às 19:26

    "(...) Compreender e perdoar como se eu fosse a vítima."

    Eu li teu texto todinho, e tou aqui pensando no que comentar... Faltam palavras. Em alguns momentos senti como se eu tivesse escrito. rs...

    Volto a dizer: Abandone tudo e vire escritora profissional ;)

    Queria que o mundo fosse cheio de Godvas *-*

    Beijos!

    =*

  2. Lucrécia says:
    14 de abril de 2010 às 18:03

    li esse livro ainda menina e não me lembrava exatamente como era esse trecho, gostei muito de encontrá-lo,obrigada
    lucrécia